Em sua primeira visita oficial a Santa Catarina, o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre (RS), Stefan Traumann, foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), na tarde desta segunda-feira (27), no Gabinete da Presidência do Palácio Barriga Verde.

Entre os temas em pauta no encontro, as possibilidades de atrair investimentos de empresas alemãs para Santa Catarina. “O estado tem muitas vantagens a oferecer, sobretudo qualificação de mão-de-obra e infraestrutura. A imigração alemã em Santa Catarina também é um fator importante”, ressaltou Traumann. De acordo com a Santur, os descendentes de alemães representam 35% da população do estado.

Além de buscar parcerias, o cônsul enfatizou o interesse em ampliar a cooperação nas áreas industrial, acadêmica e de tecnologia. “A cooperação é muito importante. Temos muito potencial a desenvolver e estou aqui para ajudar os dois lados a chegarem a acordos”, disse.

Ponticelli destacou que a Casa está à disposição do cônsul-geral, por meio da Secretaria Executiva de Relações Institucionais, para facilitar a execução dessas ações em Santa Catarina. “A Assembleia quer colaborar com esses projetos que o cônsul pretende empreender, como a ampliação das relações comerciais, dos intercâmbios, da presença de catarinenses na Alemanha e de alemães aqui. Tenho certeza de que a vinda da BMW vai colocar o nosso estado em uma condição diferenciada. Santa Catarina vai ter um outro olhar do mundo, do investidor”.

A agenda do diplomata no estado inclui compromissos em Blumenau e Joinville.

Fonte: ALESC

VEJA TAMBÉM: