Projetos nas áreas de automação, mecânica e segurança do trabalho vencem em categorias diversas na oitava edição da MICTI

Nos dias 11 e 12 de novembro, alunos e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna participaram, em Sombrio (SC), da oitava edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). No total, 22 trabalhos da instituição foram aprovados para o evento. Destes, 20 foram efetivamente apresentados. O saldo foi bastante positivo: 10 premiações foram conquistadas.ifc luzerna

O diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen, comemora. “Estamos convencidos de que os investimentos feitos nas áreas de pesquisa e extensão, com fomento aos bolsistas e ao desenvolvimento desses projetos, ficaram evidenciados”, fala. “Na MICTI de 2013 tivemos uma pequena participação, com apenas dois trabalhos. No ano passado já tivemos um pequeno aumento mas, comparando com os outros campi do instituto, ainda era um número pouco expressivo.” Para o diretor, a evolução mostra que tanto os alunos quanto os professores do IFC Luzerna assimilaram as possibilidades de terem seus trabalhos reconhecidos em eventos renomados.

Além dos cursos superiores de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, a MICTI consagrou os cursos técnicos integrados e subsequentes que o IFC oferece. O que se viu na mostra realizada em Sombrio foi a iniciação científica já inserida na vida de estudantes que estão na faixa dos 15 anos de idade, por exemplo.

“Quando tivemos nossa primeira participação só com os cursos superiores, nós estávamos no primeiro ano de trabalho com as turmas de Ensino Médio Integrado (EMI). Estes alunos, desde o início, vivenciaram a iniciação científica. Agora, em 2015, estamos com turmas nos dois primeiros anos do EMI. Ou seja: o ciclo do Ensino Médio só irá se completar no ano que vem”, destaca Eduardo Butzen. “Isso mostra que o nível tanto dos nossos professores quanto dos nossos alunos e dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos está muito alto. Há projetos que, com certeza, já seriam muito bem aproveitados no mercado de trabalho”.

As três áreas em que o IFC Luzerna atua – automação, mecânica e segurança do trabalho – tiveram trabalhos expostos. E todas elas conquistaram premiações. “Tivemos reconhecidos em uma mostra nacional projetos dos cursos técnicos subsequentes que propõem melhoria dos fluxos produtivos de empresas aqui da nossa região”, fala o diretor-geral. “Do curso Técnico em Automação Industrial, tivemos trabalhos inovadores e de pontos de vista bem atuais, como a questão da sustentabilidade. Um exemplo foi o chuveiro microcontrolado, que possibilita economia de água e energia elétrica”, diz Butzen. “Já o curso Técnico em Segurança do Trabalho se destacou devido ao levantamento de índices de acidentes de trabalho aqui da nossa região, e que provavelmente são números que refletem todo o país.”

Aluno do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial, Eduardo Zampieri Dalposso é membro da equipe que apresentou o chuveiro eletrônico. “Com certeza a MICTI foi muito importante para o meu currículo. Sem falar no contato que tive com projetos diferenciados de outras instituições”, comenta. O estudante Felipe Jung, do curso de Engenharia de Controle e Automação, também teve trabalhos premiados. “Participar da MICTI foi uma experiência muito interessante, pois tivemos a oportunidade de interagir com todos os campi do IFC e algumas instituições de outros estados”, fala o aluno.

Sobre o IFC – O Instituto Federal Catarinense (IFC) é um dos dois institutos federais de educação, ciência e tecnologia presentes no estado. Em Luzerna, o IFC oferta os seguintes cursos, todos gratuitos: Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Técnico em Automação Industrial (integrado e subsequente); Técnico em Mecânica (subsequente); e Técnico em Segurança do Trabalho (integrado). Mais informações em www.luzerna.ifc.edu.br.

F1: Alunos e professores do IFC Luzerna participam de evento em Sombrio: temas abordados em pesquisas regionais refletem o cenário nacional (Foto: Divulgação/IFC Luzerna)

Mais fotos em http://noticias.luzerna.ifc.edu.br/2015/11/16/ifc-luzerna-conquista-dez-premiacoes-em-mostra-nacional/


Fonte: Wagner Lenhardt

Jornalista

Coordenação Especial de Comunicação – CECOM

Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna

(49) 3523-4300 ramal 4321

 

VEJA TAMBÉM: