Em passagem por Braço do Norte, no Sul do Estado, para participar da abertura da Feagro nesta quinta-feira (dia 5), o governador Raimundo Colombo (PSD) lançou o edital de licitação para a recuperação das rodovias SC-370 (trecho entre Tubarão, Gravatal e Braço do Norte) e SC-108 (entre Braço do Norte e São Ludgero), em um investimento de quase R$ 13 milhões.ponticelli

Na solenidade, que ocorreu na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ele também assinou cerca de R$ 600 mil em convênios do Fundo Social que beneficiarão municípios da região. O vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP) participaram do evento, além de outros deputados do Sul como José Nei Ascari (PSD), Manoel Mota (PMDB) e Ada De Luca (PMDB), além do prefeito de Braço do Norte, Ademir Matos (PMDB) e o secretário de Desenvolvimento Regional, Roberto Kuerten Marcelino.

Colombo destacou investimentos que estão sendo feitos no Sul e lembrou que nunca o Estado viu um volume tão grande de obras sendo executadas ao mesmo tempo. São 218. “O Sul vive um novo momento, com o setor de cerâmica se recuperando, assim como o carbonífero, principalmente agora com a instalação da empresa Transgás, que irá transformar carvão em fertilizante usando processo de gaseificação. Será um investimento inicial de três bilhões, o maior da história do Estado. Nesta sexta-feira (dia 6) a presidenta Dilma recebe os empresários em Florianópolis para falar sobre o negócio”, destacou o governador, que fez um balanço dos avanços de Santa Catarina, o Estado brasileiro que mais cresceu e o que apresenta hoje o segundo maior nível de emprego do mundo.

Ponticelli, que assumiu o governo do Estado por nove dias em 2013, aproveitou para agradecer a oportunidade ao governador Raimundo Colombo, destacando que todas as obras para o Sul tratadas durante o período estão saindo do papel.  “Queremos agradecer ao nosso governador pela atenção sempre dada ao Sul. E a bancada do Sul na Assembleia Legislativa, correspondente a 20% dos deputados, mostra que a unidade é importante para a nossa região”, ressaltou o presidente da Alesc.

O deputado Ascari também reforçou que Santa Catarina vive um momento único, com o maior volume de investimentos da história no Sul do Estado. “Isso atende os anseios de grande parte da população. Há obras importantes como o Hospital Regional e recuperação das rodovias SC-370 e SC-108, uma antiga reivindicação”, frisou.

Segundo Manoel Mota, o Sul viveu momentos de agonia, com a falta de investimentos, mas isso mudou com a dobradinha Colombo e Pinho, e com a forte bancada do Sul na Assembleia Legislativa. “Nossa região tem um potencial sem limites. No Sul, o turista percorre uma hora entre o mar a Serra”, relatou ele, lembrando do potencial turístico.
Já a deputado Ada De Luca elogiou o trabalho do vice-governador Pinho Moreira, “o governador do Sul”.

Os convênios assinados irão beneficiar municípios da região como Braço do Norte, São Martinho, Grão Pará, São Ludgero, Santa Rosa de Lima, Armazém e Rio Fortuna. Trata-se da compra de veículos para transporte de pacientes, para a agricultura, livros para biblioteca e construção de academias ao ar livre.

Fonte: ALESC

VEJA TAMBÉM: